terça-feira, 14 de julho de 2009


Projeto Ideiafix

Se vires alguém cortando uma árvore, liga pra SMAM: 3289 7541 ou 42. Em Porto Alegre. Se não estiveres aqui, descobre aí na tua cidade quem é a Cavalaria Verde.
A ganância - que será castigada na próxima encarnação - anda querendo comer todo o verde que encontra pela frente.
O Morro de Santa Teresa corre perigo! Attention!

E se quiseres dar uma força pros caras que estão dormindo na rua, na Voluntários da Praia 359, tem cobertor a 13 pila e pouco. Não tô ganhando comissão por conta dos miseráveis, óbvio.
Pros cachorros, pega a manga de um blusão velho e corta, não tem mistério. Caixa de papelão enrolada com plástico também quebra o galho pra uma casinha pros bichos.

3 comentários:

  1. então: tive a derrubar uma imensa árvore que
    estava na calçada de minha casa e o fiz com a maior dor. estava entre os fios de alta-tensão
    e já provocara vários problemas para o bairro.
    .
    o fiz com suporte da cia de energia daqui e engenheiro q acompanhava os possíveis danos à estrutura da casa.
    .
    não, sem antes fotografá-la. imagine aquele pé
    de manga q além da sombra alimentava passantes
    ir-se, sem mais nem menos. foi um mutirão de gente se compadecendo comigo. enfim...
    .
    dias depois recebo uma multa - bizarra - pelo ato criminoso cometido por mim. adoro os que lutam pela natureza, mas...please! se informe
    antes de multar, quais os danos que a velha e tão querida senhora estava causando à ela mma
    e a outros, por ter sido plantada em lugar q,
    ha mtos anos antes, nessa ex-cidade verde, não
    havia nenhum código de controle no como e onde
    plantar suas árvores.
    .
    fui à burrocracia imperante em nome da natura
    - ela existe, viu rose? - munida de todos os mandatos q recebi da cemat -não foram poucos-
    e me neguei a pagar qquer coisa. já estava com
    o horto florestal, discutindo qual substituta não causaria os mesmos danos.
    .
    concordo q tem q ligar sim qdo houver corte de
    árvore em qquer lugar, mas pelo exemplo acima,
    eu mesma aprendi q infelizmente quem plantou a
    mangueira ali, não foi alertado para futuros perigos para um futuro bairro, inexistente à época de seu plantio.
    .
    ah! e vc q gosta das minas gerais, viu que a
    arborização de bh, está toda sendo refeita no centro da cidade? ação preventiva pra q mtas,
    como a minha mangueira, não caissem com ttos temporais e raios. e a população aplaude.
    .
    eu também. o projeto é único, acredito, rose,
    no pais ou desconheço outro.
    .
    bjão!

    ResponderExcluir
  2. eu entendo, Rúcula... mas de qquer modo, vale mais a gente ainda chamar a atenção do "descuido" em sair por aí cortando árvore para mais uma construção, um condomínio do q ñ fazer nada. O bom senso deveria prevalecer, jamais o lucro. E se a gente pensar em como é difícil que nosso povo se mobilize...

    ResponderExcluir
  3. pois é! nisso tô de pleno acordo, rose. e vira e mexe não é só um terreno, mas mtos, que são devastados pelo lucro.
    .
    lembrei-me de ver curitiba, ontem, na maior tragédia por chuvas torrenciais. me espantei por ser a cidade considerada a mais bem planejada do pais, não?
    .
    e santa cataria, de novo. pensei no seu rio grande, viu?
    .
    e você já viu um tornado? eu já. lá no nortão de mt aparecem alguns, segundo caminhoneiros.
    mas nada se fala sobre isso, né?
    .
    e não me leve a mal, mas que mistério ele me mostrou. uma mistura de medo e admiração.
    .
    ainda bem q foi em uma estrada e fomos todos pro enorme caminhão. como são ferozes, rose.
    .
    mas q estejamos livres deles.
    .
    aqui, a cidade-verde urbana não existe mais. e
    o que tem imperado (menos mal) saõ condomínios
    horizontais e com muita preocupação com o meio-ambiente.
    .
    bom senso!!!

    ResponderExcluir